Livros - Submarino.com.br

Nosso erro de cada dia

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Quem nunca se viu em dúvida sobre como acentuar ou escrever uma ou outra palavra?
Hoje a Corrente vai falar sobre as páginas que abordam os nossos pequenos erros gramaticais de cada dia.

O português é umas das línguas mais difíceis do mundo. São dezenas de dicionários existentes que tentam, com um certo êxito, catalogar todos o verbetes do nosso idioma. Os mais importantes, atualmente, são o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda de Língua Portuguesa e o Dicionário (Antônio) Houaiss da Língua Portuguesa. O primeiro, em sua verão mini atualizada e revisada sob o novo acordo ortográfico, apresenta mais de 30.000 verbetes.

Impossível não se confundir vez ou outra.


O "Dicas Diárias de Português" é uma página do Facebook que ajuda os seus seguidores a dissolver os pequenos erros gramaticais do nosso cotidiano. Sempre com ilustrações divertidas, os administradores solucionam problemas da nossa língua de forma clara e simples, sem a verborragia comum nos textos explicativos de gramática.
São 120 mil curtidas na página que apresenta regras básicas na acentuação e escrita.

Essa também é a intenção do "Menas, por favor". O blog trata, de forma irônica e ácida, os erros gramaticais que costumamos cometer, com posts bem humorados e questionários semanais respondendo às perguntas dos leitores. É prática do blog, também, pesquisar textos de qualquer espécie com erros de português comuns e esclarecê-los afim de ensinar as regras gramaticais.
O blog mantém uma página no Facebook que você acessar por aqui.

Curtam as páginas e alinhem o seu português.

Um comentário:

  1. Mais que curti as páginas, Marcelo!
    Muito útil isso... Ainda mais pra quem gosta de escrever! rs

    Obrigada

    ResponderExcluir