Acordo Fotográfico: entre viagens, livros e pessoas.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Hoje a CL começa a quarta-feira falando sobre um blog delicioso que tem feito muito sucesso na rede: o ACORDO FOTOGRÁFICO.

A ideia é da portuguesa Sandra Barão, 40, que começou a fotografar os amigos e suas leituras. O blog nasceu à época do acordo ortográfico e o nome é uma brincadeira com a literatura que ela expressa em suas fotos e a autorização que é dada por quem é fotografado. Sandra sempre se encantou pela literatura, desde a infância, e hoje trabalha para a Wook, a maior livraria online de Portugal.

Ela costuma sair de casa sempre munida da câmera e com boa vontade para conversar. Antes de fotografar pede autorização para quem está lendo e conversa sobre o livro. No blog, em cada post, é uma história diferente que Sandra nos propõe. A história da pessoa, como se conheceram e a relação do fotografado com o livro.

Basicamente, o blog funciona como um talk-show fotográfico. Novos personagens a cada postagem, bons livros e belas fotografias. Algumas das fotos, no começo do projeto, eram de seus amigos de trabalho, pegos em "flagrante leitura", como diz a própria Sandra em entrevista ao site da revista TPM. Com o tempo, se aventurou a fotografar desconhecidos e a conhecer suas histórias, sempre onde mora, na cidade do Porto, e mais recentemente em viagens a Berlim e a China.

Confira abaixo algumas das fotos:

"... Atrás de mim sentou-se, sozinha, a Maria, uma russa que vive e trabalha em Pequim. Lia enquanto aguardava pela salada que pedira. O livro era uma edição russa dos "Contos de Oscar Wilde". Disse-me a Maria que já os tinha lido quando era criança, mas que quis recordar o fundamento moral das histórias que não entendeu plenamente na altura por ser demasiado nova."


"... Na sala de embarque, algumas filas à minha frente, senta-se uma família: o pai, a mãe, o filho. No país onde os miúdos parecem nascer acoplados a todo o tipo de telemóveis, tablets e consolas, este filho traz antes um livro que abre e começa a ler. Comento com a N.: "Seria o primeiro pequeno leitor fotografado na China." E lá fui eu. Dirijo-me aos pais para constatar que não dominam o inglês. Repito-me uma e outra vez (in english!), sempre sorridente, para mostrar que venho por bem. Acabo por me fazer entender e é-me concedida a fotografia. Antes, entrego o marcador e posso ver que o livro em causa é de banda desenhada, a primeira BD do Acordo Fotográfico."


"... A Angel Lin e o seu namorado (ou marido, não pude perceber) são de Ningbo, na província de Zhejiang, uma das cidades mais antigas da China, cuja história remonta a 4800 anos antes de Cristo. Iam passar uns dias a Macau antes de seguirem para a Tailândia e consumir, desta forma, a única semana de férias que têm durante todo o ano. Não imaginam o seu espanto quando lhes expliquei que em Portugal temos pelo menos 22 dias úteis de férias... 

Durante o voo, a Angel Lin aproveitou para ler um livro de autoajuda da escritora mais popular de Taiwan — Tiffany Chang —, cujas histórias simples ajudam os leitores a redescobrirem-se. Traduzido literalmente, o título seria algo como "Meet Yourself in the Future" (Encontre-se no Futuro). Quem voltou a encontrar-se fomos nós, dois dias mais tarde, na ruelas intrincadas de Macau. Na verdade, foi a Angel Lin quem me abordou, porque eu não a teria reconhecido."


O blog também tem uma página no Facebook. Curtam lá: Acordo Fotográfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário