Livros - Submarino.com.br

Escafandrista

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Já ia enchendo minha garrafinha em um bebedouro, quando se aproximou uma senhora, e me disse: “Nossa, está muito quente, não está? Mas logo vai chegar o outono, aí vai melhorar”. Acho que não, eu disse pra ela, nossa cidade só tem duas estações, não acho que vá esfriar.

Mais séria, ela me retrucou: “Como não vai esfriar? Você não viu a reportagem mostrando aumento de explosões no sol?”. Explosões? Não, não vi, não… Mas o que tem a ver com o calor? Vai diminuir, é isso? “Menino, a gente corre o risco inclusive de ficar sem o sol! Já pensou? E pode não demorar muito a acontecer. Sem ele, a verdade é que vamos entrar numa roubada!”. Oi? Roubada? Bebedouro? Água? Garrafinha? O sol? Explosões!

São histórias inusitadas como essa que Louraidan Larsen, jornalista mineiro, conta em sua página no Facebook: Escafandrista.


Segundo Louraidan, a ideia não surgiu, ela nasceu: "Sempre gostei de ouvir as pessoas. Sempre tive, também, o hábito de escrever sobre coisas inusitadas que aconteciam no meu dia-a-dia. Quando comecei a usar o Facebook, em 2008, escrevia um ou outro caso que acontecia comigo, em geral, conversas minhas com desconhecidos. (...) Comecei a perceber que alguns leitores estavam gostando, a partir daí, aumentei a frequência de publicação."

E realmente têm gostado. A página, criada em janeiro de 2013, já conta com mais de 1.600 likes. Nela, você encontra pequenos escritos contando o que o jornalista esbarra por aí. São senhoras fofoqueiras, incrédulas, safadas, mulheres que conversam no ônibus sobre seus filhos e família, causos na biblioteca, de um tudo.

O mais bacana é que, mesmo em textos curtos, o autor consegue detalhar seus personagens facilmente. Não são apenas diálogos, são pequenos contos, histórias que a gente vive, mas não percebemos a genialidade. Na descrição da página, logo de prima, você encontra o seguinte: "Até aquilo que invento: aconteceu, mesmo". E é o que parece. Por mais absurdo e inverossímil que pareça, tudo o que Louraidan conta, aconteceu.

Ainda não sabemos se haverá um livro, mas é o que a CL espera. Louraidan é ótimo e merece ser lido.

Um comentário:

  1. ACHO MUITO INTERESSANTE O QUE LOURAIDAN ESCREVE,ESPERO QUE EM BREVE SURJA LIVROS DE SUA AUTORIA,POIS NÃO DEVEMOS DESPERDIÇAR ESSE TALENTO.AMIGO ESPERO QUE POSTES ALGUNS TRABALHOS EM MINHA PÁGINA.AGUARDO.ABRAÇOS E BOA SORTE.Vânia Leão.

    ResponderExcluir